O Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) comemora o tricentenário de criação da Capitania de Minas Gerais fazendo memória de efemérides ocorridas ao longo desses 300 anos de travessia histórica.        

        Neste mês de março, de 2020, o destaque fica para a efeméride de 15 de março de 1789 – a primeira denúncia do primeiro delator da Conjuração Mineira, o tristemente célebre Joaquim Silvério dos Reis, ao Governador da Capitania, Visconde de Barbacena. 

  O Visconde de Barbacena, depois de ouvir a denúncia, feita verbalmente, e de bem refletir sobre o assunto, procedeu, “debaixo de cautelas e disfarces necessários”, a “exames e averiguações particularíssimas”, sobre a delação dando, em 25 do mesmo mês, notícia ao Vice-Rei Luiz de Vasconcellos e Silva (Rio de Janeiro). Um mês depois, em 25 de abril, anunciou ao mesmo Vice-Rei que haveria de mandar o delator à sua presença “ou fosse enganadamente, ou por bem ou por mal...” . Para conseguir seu intento, o Visconde chamou à sua residência o delator Joaquim Silvério dos Reis, e o “persuadiu artificiosamente”, que fosse “com toda brevidade”, ao Vice-Rei, informando-o sobre os ocorridos e sobre “a qualidade do portador”, para que o Vice-Rei pudesse melhor o inquirir e dele servir-se na averiguação dos conjurados naquela cidade e também na Capitania de Minas Gerais.

            Silvério dos Reis sabia bem dos conjurados e de seus planos, e de tudo deu ciência ao Vice-Rei, informando-o sobre Tiradentes que, na ocasião achava-se no Rio de Janeiro, onde acabou preso no dia 10 de maio seguinte, sendo enforcado e esquartejado a 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro, e os companheiros, quase todos, condenados a degredo perpétuo, na África.

           Foi sombrio e triste o epílogo da Conjuração, mas maior foi a glória de seu grande herói, Tiradentes, elevado a Patrono da Nação Brasileira.

 

Imagem: Coronel Joaquim Silvério dos Reis, acervo Arquivo Público Mineiro

 

Efemérides do Mês no IHGMG. Realização: Comissão Cultural Permanente História de Minas. Coordenação: associado Marcos Paulo de Souza Miranda. Pesquisa e texto (março): associada Regina Almeida. Fonte: VEIGA, José Pedro Xavier da. Efemérides mineiras 1664-1897. Centro de Estudos Históricos e Culturais. Fundação João Pinheiro: Belo Horizonte, 1998.