No início da noite de ontem, 19 de abril de 2020, o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais perdeu o associado efetivo Norman José de Andrade Giugni, um de seus decanos. O professor Norman Giugni era titular da Cadeira nº 52 (patrono senador Virgilio Martins de Melo Franco) desde julho de 1980.

 

Natural de Carmo de Minas, o professor Norman Giugni deixa viúva a poetisa Adriana Giugni e, desconsolados, uma legião de amigos. Nosso associado passou por inúmeras instituições, onde sempre marcou os seus trabalhos com competência, dedicação e otimismo. Foi professor da Faculdade de Ciências Humanas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, professor do Curso de Engenharia Mecânica do CEFET/MG e professor do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais.

 

Dentre as diversas viagens como parte de sua especialização profissional, destaca-se a realizada à Estação Brasileira Comandante Ferraz, no Continente Antártico. Participou de diversos cursos, no Brasil e exterior, destacando-se quatro cursos de Administração de Pessoal, Organização Matricial e Fisiologia do Trabalho no Pentágono, na Nasa, no Departamento de Estado, no Exército e na Marinha dos Estados Unidos, com diplomas reconhecidos pela Embaixada do Brasil em Washington. Norman Giugni foi delegado regional da Associação de Diplomados da Escola Superior de Guerra em Minas Gerais (1985-2010) e era um dos membros da Arcádia de Minas Gerais e acadêmico-parceiro da Academia de Letras João Guimarães Rosa da Polícia Militar de Minas Gerais. Na atual gestão (2019-2021) do Instituto Histórico e Geográfico, o professor Norman era membro efetivo da Comissão de Admissão, tendo já ocupado o cargo de 1º secretário na gestão 2013-2016. Desde 1998, publicava uma ‘Newsletter’ que era enviada a milhares de pessoas com informações culturais, poemas e mensagens de otimismo. Desde o último sábado (18/04), seus leitores começaram a receber o informativo de número 999.

 

No atual momento em que vivemos, de pandemia e isolamento, quando não podemos despedir presencialmente de um dos nossos mais queridos associados efetivos, rendemos nossas sinceras condolências e homenagens por meio das espontâneas mensagens enviadas pela diretoria e demais associados do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais.

 

O presidente Luiz Carlos Abritta, em sua nota de pesar, disse que o professor Norman é um dos ícones da instituição e seu falecimento causa desolação entre os associados efetivos. “Homem de uma capacidade de trabalho invulgar, brilhante, entusiasmado, possuía uma virtude que poucos têm – a fraternidade com todos os seus colegas e amigos. Saint-Exupéry, em seu livro "Terra dos homens", escreveu que só há um luxo verdadeiro - o das relações humanas. Norman desenvolveu, em sua plenitude, os princípios da alteridade, dando sempre prioridade aos outros, ou seja, colocando-os em primeiro lugar” disse Abritta que destacou ainda a parceria e presença da poetisa Adriana Gavião na vida do professor Norman. “Quero ressaltar, também, neste momento, a dedicação extrema de Adriana, que o acompanhou e apoiou durante grande parte de sua vida. À família enlutada, os meus pêsames, bem como de todos os integrantes do Instituto, que o admiravam tanto. No momento certo, promoveremos uma homenagem digna ao ilustre Professor”.

 

REPERCUSÃO

 

O secretário geral do IHGMG, Antonio Carlos de Albuquerque, foi quem primeiramente nos trouxe a notícia sobre o falecimento. Em sua mensagem de condolência ampara afetuosamente a inseparável companheira do Prof. Norman, Adriana Giugni: “Lamento profundamente o falecimento do Amigo Norman José. Coragem Adriana”.

 

 

Através desse atencioso Instituto, envio aos familiares enlutados pelo passamento de Norman José, meu amigo, os meus votos de profundo pesar, desejando que o bom Deus a todos console! (Fernando Antonio Xavier Brandão  - Cad. 49)

 

 

O falecimento do professor Norman nos traz uma tristeza que ele nunca nos trouxe em vida. Suas passagens pelo Instituto Histórico e Geográfico sempre enchiam de alegria o ambiente com a sua peculiar animação, cortesia e atenção, acompanhado da querida Adriana, em descontraído processo de construção da Newsletter que era fonte de informação e interação entre os membros de diferentes instituições pelas quais Norman construiu sua trajetória brilhante e admirada. Saudades sentiremos. (Adalberto Andrade Mateus – Cad. 33)

 

Prezada Profa. Adriana. Meu grande amigo Dr. Norman foi na minha frente, mas eu o encontrarei umdia. Sempre tive grande admiração por ele, pelo extarordinário trabalho que desenvolveu à frente da ASDEG durante três décadas, e depois quando colaborou comigo na comissão que visava à correção de registro histórico no monumento da Praça da Estação. Ele partiu mas não moreu, porque sua lembrança será permanente. Ele foi feliz, muito feliz, por te-la ao seu lado sempre assistindo-o e colaboando com ele em seus ideais comuns. Com muita admiração e respeito. (Adalberto G Menezes - Cad. 72)

 

Peço ao Prezado Presidente Luiz Carlos Abritta que encaminhe meu voto de pesar pelo  falecimento do associado Norman Giugni, meu conterrâneo e amigo, figura sempre presente em nossas sessões, abrilhantando-as. Meu abraço a Adriana, expressando minha solidariedade. O Instituto sofreu duas grandes perdas recentemente Professor Raimundo  e agora Norman, cujas ausências muito nos entristeceram. (Elizabeth Rennó - Cad. 98)

 

Solicito repassar aos familiares nossas condolências. Eugenio Ferraz e família. (Eugênio Ferraz – Cad. 47)

 

Manifesto meu pesar pelo falecimento de Norman José de Andrade Giugni, pedindo ao IHGMG que encaminhe minhas condolências à sua esposa e demais familiares. (Gilda de Castro – Cad. 27)

 

Professor Norman Giugni foi fazer a sua Páscoa neste Domingo da Misericórdia. Nossos sentimentos à senhora Adriana Gavião, a todos os familiares e ao IHGMG! Obrigado, Professor Norman, por tanta cordialidade e gentileza para conosco! Dai-lhe, Senhor, o repouso eterno e brilhe para ele a Vossa Luz! Descanse em paz! Amém! (Iácones Batista Vargas – Cad. 96)

 

Peço que a Secretaria do IHGMG encaminhe este e-mail com as nossas condolências e nossas orações para a Família do Ilustre Confrade e Amigo.  Helene e Lívia Paulini. (Helene Paulini – Cad. 70)

 

E o confrade Norman manteve a publicação de seu colorido e alegre informativo até o momento de sua partida. Nosso abraço solidário aos familiares. (José Anchieta da Silva – Cad. 57)

 

Nossos sinceros sentimentos à família. Josemar e Helena. (Josemar Otaviano de Alvarenga – Cad. 15)

 

Com profundo pesar acabei de receber do IHGMG a triste notícia do falecimento do querido amigo e colega Dr. Norman Giugni. Grande e irreparável perda para a família, para o Instituto, para Minas e para o Brasil. Receba você e todos os familiares nossas orações e que todos sejam consolados e fortalecidos pelo Espírito Santo de Deus que está no controle absoluto de todas as coisas. Fraternalmente, no amor Dele! (Marcelo Miranda Guimarães – Cad. 39)

 

Favor transmitir meus pêsames aos familiares de nosso querido confrade Norman Giugni. (Márcio Antônio Pereira – Cad. 83)

Muito triste e sentida a morte do Prof. Norman. Fará muita falta e, certamente, sentiremos a ausência dos seus pontuais boletins que semanalmente  noticiavam os relevantes acontecimentos do nosso IHGMG. Que Deus o tenha em bom lugar. (Paulo Lasmar - Cad. 100)