O Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais completa neste sábado, dia 15 de agosto, 113 anos de história. O IHGMG surgiu em Belo Horizonte em 1907, a exemplo do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, fundado no Rio de Janeiro cerca de 70 anos antes.

A programação para a celebração do aniversário da instituição será realizada de modo virtual em função das medidas de isolamento social em função da pandemia do novo coronavírus. Desde maio de 2020, o IHGMG realiza atividades culturais semanais que são divulgadas no canal IHGMG Virtual e nas redes sociais da instituição.

Para o presidente do IHGMG, Luiz Carlos Abritta, a comemoração dos 113 anos celebra a história do silogeu mais antigo, em atividade, no estado de Minas Gerais e destaca as parcerias que permitem o funcionamento da instituição. “O governo estadual tem proporcionado verba para a manutenção da nossa entidade cultural, que representa um auxílio importante para o desenvolvimento dos trabalhos. Destaco, também, a colaboração das associadas e dos associados que, sem exceção, têm contribuído de forma efetiva para manter o nosso Instituto

em tempos de grande dificuldade”, considera Abritta.

 

Um dos pontos altos das atividades desenvolvidas pelo IHGMG em 2020, é a celebração do tricentenário de criação da Capitania de Minas Gerais. Em 02 de dezembro de 2019, o IHGMG iniciou calendário de um ano de atividades culturais que abrangem a organização de seminários, palestras e mesas-redondas. A associada efetiva Márcia Maria Duarte dos Santos, coordenadora da Comissão Especial do Tricentenário da Capitania, destaca as adaptações necessárias para dar continuidade à programação comemorativa. “Desde o mês de abril estamos reunindo as Comissões Culturais do Instituto para discutir como todas as nossas atividades previstas podem ser adaptadas e oferecidas ao público de modo virtual”, destaca Márcia que comemora a audiência de mais de três mil pessoas nas atividades disponibilizadas até o momento.

 

A comemoração do aniversário de 113 anos constará de mensagem institucional do presidente Luiz Carlos Abritta no canal no YouTube (IHGMG VIRTUAL) e saudação do presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Victorino Chermont de Miranda. Encerrando as atividades do dia, às 10h30, será exibida a palestra do associado efetivo Joaquim Cabral Netto sobre a história do Instituto.

 

Ainda como parte da programação especial de aniversário, está disponível no canal IHGMG Virtual o segundo programa da série Conversando sobre historiadores mineiros, dedicado à trajetória do intelectual Salomão de Vasconcellos (1877-1965), ex-presidente do IHGMG entre os anos de 1955 e 1958. Nesse episódio, os historiadores Polliana Gerçossimo Vieira e Francisco Eduardo de Andrade abordam a trajetória do intelectual com a mediação dos associados Adalberto Andrade Mateus e Márcia Maria Duarte dos Santos.

 

 

UM POUCO DA HISTÓRIA DO IHGMG

 

A criação do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais acompanha um movimento iniciado em todo o país para criação desse tipo de instituição de pesquisa em todo país. A finalidade era congregar intelectuais interessados em estudos de História e Geografia. Em Minas, Nelson Coelho de Senna iniciou as discussões sobre a necessidade de criação da instituição no estado.

 

Após uma reunião do “Clube Floriano Peixoto”, cujo presidente era o coronel Júlio César Pinto Coelho, a ideia de criação do Instituto mineiro alcançou ampla repercussão e contou com a participação de médicos, políticos e intelectuais como Augusto de Lima, Prado Lopes, João Luiz Alves, Francisco Alves Júnior, Cel. Francisco Bressane, Olinto Meireles, Estevam Pinto, Pedro Sigaud, Major João Líbano Soares, Rodolfo Jacob e o próprio coronel Júlio César Pinto Coelho.

 

O presidente do Estado de Minas Gerais, cargo equivalente hoje ao de governador, João Pinheiro da Silva, foi escolhido como primeiro presidente do Instituto e a instalação solene do IHGMG ocorreu em 15 de agosto de 1907, no salão Nobre da Câmara dos Deputados, situada no prédio da Faculdade de Direito, atual Praça Afonso Arinos, com discurso oficial do historiador Diogo de Vasconcelos.

Desde 1967, o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, um dos guardiães da história do estado de Minas Gerais, está instalado na sobreloja do Edifício JK – bloco B, após doação do governador Israel Pinheiro, um dos beneméritos da instituição.

 

113 anos do IHGMG, às 15/08/2020, às 10h, no Youtube: canal IHGMG Virtual.