O Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) comemora o tricentenário de criação da Capitania de Minas Gerais fazendo memória de efemérides ocorridas ao longo desses 300 anos de travessia histórica. Neste mês de novembro de 2020, recordamos a criação da diocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, pela bula Romani Pontificis, do Papa Inocêncio XI (1611-1689), em 26 de novembro de 1676.

 

 

A parte oriental do território das Minas ficou pertencendo à essa diocese até o ano de 1745, quando foi criada a diocese de Mariana. À diocese do Rio de Janeiro ficaram ligados fatos memoráveis da história eclesiástica mineira, como a criação, em fins do século XVII e início do século XVIII, dos primeiros santuários, das primeiras freguesias e paróquias mineiras. Com ordem do bispo do Rio de Janeiro é que o bandeirante Salvador Fernandes Furtado ergueu a primeira capela no arraial do Ribeirão do Carmo (atual Mariana). E do bispo Dom Frei Francisco de São Jerônimo (1638-1721é a licença que Félix da Costa obteve para construção do Recolhimento de Macaúbas (Santa Luzia/MG), em 1712.

 

Efemérides do Mês no IHGMG. Realização: Comissão Cultural Permanente História de Minas. Coordenação: associado Marcos Paulo de Souza Miranda. Fonte: VEIGA, José Pedro Xavier da. Efemérides mineiras 1664-1897. Centro de Estudos Históricos e Culturais. Fundação João Pinheiro: Belo Horizonte, 1998.

 

Imagem: Detalhe de iluminura que consta no Mapa das Minas do Ouro e S. Paulo e costa do mar que lhe pertence. [c. 1714]. É possível observar a capela de Nossa Senhora da Conceição, Vila de Nossa Senhora do Carmo (Mariana). Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro