O Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais lançou na tarde de 16/12 o livro Minas Gerais 300 anos, que reúne temas abordados durante as atividades culturais do Instituto durante o ano de comemoração dos 300 anos de criação da Capitania de Minas Gerais. Organizado pelos associados Márcia Maria Duarte dos Santos e Adalberto Andrade Mateus, coordenadores da programação do Tricentenário, o livro apresenta em 580 páginas trabalhos de pesquisadores que se debruçaram em temas referentes à história, geografia, genealogia, patrimônio cultural, dentre outros. O livro tem o patrocínio da MRV Engenharia, do Grupo BMG, da Direcional Engenharia e da JASA Advocacia e apoio institucional do Governo de Minas.

 

A solenidade de lançamento ocorreu no Palácio das Artes e foi transmitida pelos canais virtuais do Instituto Histórico e Geográfico, que realizou a publicação em parceria com o Instituto Idea Casa de Cultura. Presente ao evento, o vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, destacou a importância da obra, que contou com a participação de 36 autores entre associados do Instituto e pesquisadores externos que participaram, nos últimos meses, da extensa programação desenvolvida. O presidente do Instituto, Luiz Carlos Abritta, destacou os valores da mineiridade como “a modéstia, ousadia, amor à liberdade, ética e a obediência aos princípios da alteridade”. 

 

As mais de 40 atividades culturais apresentadas pelo IHGMG ao longo do ano, em sua maioria disponibilizada nos canais virtuais para atender às recomendações do distanciamento social, abordam diferentes temáticas da história mineira. Em sete meses de programação, a audiência do canal IHGMG Virtual alcançou a participação de mais de 10.000 pessoas, um marco na história da Instituição que conta 113 anos de criação. No prefácio da obra, o associado Angelo Oswaldo de Araújo Santos destaca que o livro representa a resposta da inteligência mineira à celebração do tricentenário, “com ensaios de notáveis estudiosos que representam os pilares da historiografia mineiriana”.

 

Para os coordenadores do Tricentenário, o encerramento das atividades é uma oportunidade para refletir sobre a história de Minas Gerais a partir de novos olhares. “Ao final de um ano inteiro de atividades pudemos constatar que a história de Minas Gerais se faz a partir de diferentes frentes de interpretação, compondo um mosaico único”, destaca Márcia informando que muitas das atividades foram realizadas a partir de parcerias e acordos de cooperação técnica e científica com várias instituições. Para Adalberto, o livro, que reúne parte dos conteúdos abordados, “acolhe novas pesquisas desenvolvidas em relação a episódios marcantes da história mineira como a Sedição de Vila Rica e a Revolução Liberal de 1842 e lembra protagonistas como a poetisa Beatriz Francisca de Assis Brandão, um dos principais nomes da literatura brasileira no século XIX, e pesquisadores considerados como pioneiros da historiografia mineira”.

 

O livro terá preço promocional durante um mês após o seu lançamento, podendo ser adquirido pelo site da Editora Idea (www.ideacultura.com.br). Os valores arrecadados com a venda do livro serão revertidos ao desenvolvimento das atividades culturais do IHGMG no próximo ano de 2021.

 


Livro Minas Gerais 300 anos
Preço: R$160,00 (preço promocional de lançamento até 17/01/2021)
Venda pelo site www.ideacultura.com.br

 

 

 

 

Mais informações:
Comissão Especial do Tricentenário da Capitania de Minas Gerais: coordenadores Márcia Maria Duarte dos Santos e Adalberto Andrade Mateus
ihgmg@yahoo.com.br - www.ihgmg.org.br – (31) 98473-9197
 
 
 

Fotos: Bruna Brandão
 
Legenda: 
 
O presidente do IHGMG, Luiz Carlos Abritta
 
Os coordenadores da programação do Tricentenário, associados Adalberto Mateus e Márcia Duarte
 
O vice-governador Paulo Brant recebendo o livro da 2ª vice-presidente Márcia Duarte
 
Membros do IHGMG junto aos patrocinadores do livro Minas Gerais 300 anos