O Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais promove, nos próximos dias 26, 28 e 30 de julho, no seu canal virtual no YouTube, evento sobre a pesquisa e a preservação do patrimônio arqueológico de Minas Gerais. O Seminário: Olhares sobre a pesquisa arqueológica em Minas Gerais comemora os 60 anos da promulgação da Lei Federal Nº 3.924, de 26 de julho de 1961, lei pioneira que dispõe sobre a preservação dos monumentos arqueológicos e pré-históricos no país.

 

O seminário é uma promoção da Comissão Cultural Permanente de História de Minas, do IHGMG, e tem a coordenação da associada efetiva Márcia Maria Duarte dos Santos. O objetivo será apresentar e discutir os efeitos da lei federal e apresentar a evolução das pesquisas arqueológicas no território mineiro.

 

A abertura, no dia 26 de julho, será com a palestra: Evolução da pesquisa arqueológica e da proteção jurídica ao patrimônio arqueológico em Minas Gerais, do associado efetivo e promotor de Justiça, Marcos Paulo de Souza Miranda. Na palestra, Miranda apresentará informações sobre a evolução da pesquisa arqueológica e a proteção jurídica do patrimônio arqueológico de Minas Gerais. O palestrante destaca, também, a trajetória da Lei N03.924, promulgada há 60 anos.

 

O evento prossegue no dia 28 de julho, com a participação do professor Luciano Emerich Faria, com a palestra: Evolução histórica da pesquisa arqueológica em Minas Gerais - Três séculos de estudos, na qual, ele apresenta a evolução histórica da pesquisa arqueológica em Minas Gerais, abordando estudos dos séculos 18 ao 20, a partir de um enfoque interdisciplinar. Luciano Emerich Faria, que é membro da Sociedade Brasileira de Espeleologia, graduou-se em química, tornou-se mestre em química orgânica e doutor em Ciências pela Universidade Federal de Minas Gerais.

 

Fechando o seminário, no dia 31 de julho, o pesquisador André Prous apresenta a palestra: História das Missões Franco-Brasileiras de Arqueologia em Minas Gerais – Retrospectivas e Resultados, com informações sobre a pré-história sul-americana e, particularmente, do Brasil central, com destaque para o papel das Missões no treinamento de pesquisadores de todo o país com abertura de novas perspectivas metodológicas de estudo. Essas perspectivas se caracterizaram por abordagens pluridisciplinares, o que integrou pesquisadores de bioantropologia, paleobotânica, tecnologia tradicional, artes visuais, física, química, etc.

 

Descrição: Seminário - Olhares sobre a pesquisa arqueológica em Minas Gerais

Data: 26, 28 e 31 de julho de 2021 (segunda-feira, quarta-feira e sábado)

Horário: 10h

Local: canal IHGMG Virtual (YouTube)