O Instituto Histórico e Geográfico presta hoje, 17 de setembro de 2021, homenagem ao centenário de nascimento do nosso associado efetivo Daniel Antunes Júnior. Nascido em Espinosa, Daniel Antunes Júnior atuou durante muitos anos na área financeira. Jornalista amador, colaborou com texto em jornais e revistas de Belo Horizonte e do interior do estado. Como escritor, lançou o livro “Lençóis do Rio Verde - Crônica do meu Sertão“ e “Coração de Prata - Contos Correntes”.

 

Foi diretor das Associações Comerciais de Ponte Nova, Uberlândia e de Minas Gerais, da Abecip e do Pampulha Iate Clube. Como presidente da Caixa de Aposentadoria dos funcionários do Banco de Minas Gerais, elaborou um plano para aquisição de automóveis – uma espécie de consórcio – modelo inédito que foi adotado e difundido em todo o Brasil, vindo a ser regulamentado pelo Banco Central e institucionalizado por leis federais.

 

Pesquisador nato, na área de genealogia reuniu dados e informações para composição e edição do Catálogo Genealógico das famílias Antunes e Tolentino. Em 2017, lançou o livro A Colonização Brasileira e o livro do Tombo da Casa do Conde da Ponte, trabalho de pesquisa histórica que contemplou a recuperação do Livro do Tombo, manuscrito de 1819, que registra o patrimônio territorial do morgadio do VI Conde da Ponte, abrangendo cento e sessenta léguas de terras, que vão desde o Morro do Chapéu, situado na parte central da Bahia – Chapada Diamantina, até as nascentes do Rio das Velhas, em Minas Gerais.

 

Membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais desde 1984, ocupa a cadeira de número 43, cujo patrono é Teófilo Benedito Otoni. No IHGMG, exerceu o cargo de primeiro Vice-Presidente por dois mandatos. Também é membro da Arcádia de Minas Gerais e sócio correspondente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e do Instituto Genealógico da Bahia. Foi Governador Distrital do Lions Internacional e participa da Academia Mineira de Leonismo.